Matemática

A resposta chave da matemática ou também da nossa vida?
Por CARVALHO, Poliana de Vasconcelos.

“Raciocina menino!”
“Para entender matemática é preciso ter raciocínio lógico!”
“Você não aprendeu porque tem que desenvolver seu raciocínio lógico?”
                Frases como as citadas acima cercam os alunos de todos os níveis de escolaridade onde o raciocínio é tomado como ponto de referência para qualquer desenvolvimento da aprendizagem, desde a compreensão do conteúdo programado pelos educadores até o conhecimento advindo do educando ao formar sua concepção do que está sendo trabalhado, no entanto a cobrança do ato ou efeito de raciocinar acarreta duvidas sobre o que deva ser o raciocínio, qual a forma correta de se raciocinar e se a pessoa a qual está sendo cobrada a ação possui a capacidade de desenvolvê-la.
                Todo ser humano é dotado de raciocínio tendo em vista que este é uma sinonímia da inteligência, logo temos a capacidade de desenvolver tudo a que somos dispostos e desafiados a fazer, então por que quando o assunto é matemática a reação de resposta ao pedido do raciocínio muitas vezes não nos chega? Ou se chega não conseguimos absorvê-lo da maneira esperada?
                A palavra trabalhada vem do latim raciocinìum,ìi 'cálculo, avaliação'” por isso sua aplicação é tão enfatizada na matemática, no entanto uma de suas significações temos:

“exercício da razão pelo qual se procura alcançar o entendimento de atos e fatos, se formulam idéias, se elaboram juízos, se deduz algo a partir de uma ou mais premissas” (HOUAISS, Antônio. 2001.)

Com esse pressuposto vemos que a ação de raciocinar vai além de entender uma conta matemática e é esta a razão que a torna tão complexa aos nossos olhos, pois não se trabalha com o aluno a forma de como raciocinar, mostrando a ele que todos somos capazes de absorver fatos e formar idéias e entendimento a partir do que nos foi apresentado ou do saber pré-existente no ser humano desde sua concepção, mostrando que a partir de nossas primeiras opiniões já estamos raciocinando sobre algo que nos foi apresentado e partindo disso podemos ser lógicos.

                Formar suas conclusões e idéias de modo que estas estejam fazendo sentido como parte do todo é estar raciocinando logicamente, ou seja, a disposição das matérias no caderno do aluno, o conteúdo trabalhado pelo professor a cada aula, o próximo estágio do jogo de computador, a conta de matemática apresentada pelo professor e até mesmo eu escrevendo esse texto conto com o auxílio do raciocínio lógico, pois cada idéia é formada como melhor nos convém para atingirmos os nossos objetivos, no caso do aluno deixar o caderno organizado, no caso do professor ensinar o mais simples primeiro para que o aluno se torne apto ao mais complexo, no caso do jogo, por intrigante que seja, segue a mesma linha do professor, a conta necessita da resposta concreta e aceitável e no meu caso usar uma linha de pensamento para fazer com que meu leitor entenda que o raciocínio está na nossa vida desde o nosso abrir de olhos como bebês até o que desenvolvemos nas salas de aula, pois sempre teremos capacidade de raciocinar logicamente, só nos ausenta a persistência do tentar. 



Por Rodrigues, Eglailson Sobral.


Segue abaixo algumas dicas muito úteis para todos os alunos que desejam estudar Matemática, sendo que este roteiro serve também para as outras disciplinas.

Dicas Gerais:

  •          Faça você mesmo o exercício nunca peça a outra pessoa para fazê-lo, apenas peça explicações.

  •          Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes.

  •          Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.

  •          Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.

  •          Confira sempre as anotações.

  •          Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia.

  •          Confira se está tudo de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.

Como estudar Matemática durante as aulas:

  •          Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.

  •          Tenha bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.

  •          Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.

  •          Corrija todo o exercício com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária. Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.

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