Literatura e Cinema

                                                         

                                           Por Cesar, Cláudio Bezerra

 
Eragon, é uma história escrita por Christopher Paolini, autor nascido nos Estados Unidos da América. Trata-se do primeiro livro do Ciclo da Herança, anteriormente conhecido como Trilogia da Herança.

Foi originalmente publicado pelo próprio autor. Depois foi publicado por Alfred A. Knopf, tornando-se a partir daí um best-seller. Até 2005, Eragon já havia vendido cerca de 4 milhões de exemplares, em 38 países.

Embora tivesse concebido inicialmente as aventuras do Cavaleiro de Dragões Eragon em três livros, o autor admitiu que, ao escrever aquele que seria o último volume, deu-se conta de que não conseguiria terminar a saga e responder a todas as questões deixadas nos dois primeiros títulos e, portanto, concluirá os passos de seu herói em mais um volume além do previsto e, assim, a Trilogia tornou-se o Ciclo da Herança.

Vamos falar um pouco de Eragon, um jovem agricultor com apenas 15 anos, se surpreende ao se deparar com uma pedra azul bem polida que misteriosamente aparece em seu caminho em uma de suas caçadas pela Espinha como é conhecida uma cordilheira, temida por todos, que circunda Carvahall uma pequena vila nos confins da Alagaësia, terra misteriosa onde esta história se passa.

Eragon descobre mais tarde que aquela pedra na verdade é um ovo de dragão o qual irá mudar drasticamente sua vida, pois terá de esconder esse segredo de seu tio Garrow e seu primo Roran e todas as pessoas que vivem em Carvahall.

É uma ficção que vale apena ler e viajar por esta terra cheia de surpresas, muita magia. O Ciclo da Herança nos mostras as dificuldades de se viver em meio a desigualdade social, a dificuldade de não ser alfabetizado e como as intempéries da vida pode mudar a concepção de uma pessoa.

Vale apena ler!



Dica da Semana:


                       
                 
         “A ciência de começar com mitos e com a crítica aos mitos”
                                                                                          
                                                                                      Karl Popper




                         
Do escritor irlandês Jonathan Swift, o romance satírico é um clássico da literatura inglesa.Traduzido para o português como AS VIAGENS DE GULLIVER, fazendo comédia  a partir da política.

Resumo Do Livro
          Aprimeira parte da  narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde GULLIVER seguia. Após  a tragédia do naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada LILLIPUT,onde os  habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, viviam  constantemente em guerra por futilidades. É através dos  personagens  lilliputianos  que Swift demonstrou a realidade ingles e francesa da época.
 Gulliver, na segunda parte da narrativa , conhece BROBDINGNAG.Ao contrário de Liliput, na terra de Gigantes , Gulliver percebe a Dimensão da mediocridade da sociedade inglesa diante da "grandeza" dos habitantes.
Swift criticou a Royal Society, na terceira parte ,na ilha Flutuante de Laputa.
A  última viagem  de Gulliver , ele encontra  os HOUYHNHM, uma raça de cavalos que possuía muita inteligência, que representavam os ideais iluministas da verdade e da razão. Os Houyhnhm temiam que alguém dos YAHOO, satirizando a raça humana. Gulliver vê a humanidade como yahoos e toma nojo do ser humano.Por fim Gulliver regressa  a Inglaterra para ensinar aos outros as virtudes que aprendera com os Houyhnhm.
             Lançado nos cinemas em janeiro de 2011, o filme foi bastante criticado, principalmente pelas modificações em seu enredo.Se você procura aventura, prefira o livro e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário